sábado, 10 de outubro de 2009

Jovens Urbanos 5ª Ed. - Turma da Tarde - Primeira Semana

Primeiro dia 07/10
Nesta primeira semana do PJU, a idéia foi apresentar um pouco do programa para os jovens e fazer com que eles se conheçam e se aproximem.
Através de uma brincadeira de troca de crachás os jovens procuravam o outro que estava com o seu nome e depois um apresentava o outro para toda a turma.
Para animar a apresentação dos nomes, os jovens cantaram junto com o Pedro (Educador da manhã, o “rap da apresentação.”
Logo em seguida foi feita para os jovens uma breve apresentação do PJU, sua metodologia, sua organização e também foi apresentado um pouco do que é o IPJ, estas apresentações ficaram por conta do Renato (Coordenador do PJU-IPJ).
Na segunda parte do encontro foram disponibilizados livros de literatura periférica (contos, poemas, poesias, crônicas), para os jovens lerem, depois foi pedido para os jovens escolherem alguns contos ou poesias que mais se aproxime de sua estória de vida.
Depois que os jovens leram alguns trechos e comentaram sobre as estórias lidas, foi feita uma leitura do poema “Mataram João Ninguém” (Anderson Herzer), e comentado um pouco da estória de vida de Anderson e sobre o seu livro “A queda para o Alto”.
Após os jovens conhecerem algumas estórias de vidas de outras pessoas (através das poesias, contos), foi solicitado que cada jovem contasse sua estória de vida.
Para isso os jovens produziram um escudo de quatro partes (Roda Viva), e cada parte do escudo representava uma fase de sua vida, do nascimento aos 06 anos, dos 07 aos 13 anos (infância), o presente (situação atual) e o futuro (expectativas com o PJU).
Para essa produção foram disponibilizados para os jovens diversos materiais.
Para finalizar o encontro, foi falado sobre a importância do registro, da escrita na história de nossa vida e assim foi apresentada a proposta do “diário de bordo” como uma alternativa de registro da história do grupo, do PJU 5ª Ed.

Vandei Oliveira
Educador, turma da tarde – PJU-IPJ.


Jovens Urbanos da Tarde - "È nóis na foto"


Atividade Roda Viva

Apresentação da galera

Segundo dia - 08/10
O encontro da quinta-feira dia 08/10, já começou com a leitura do diário de bordo, logo em seguida começou a apresentação da “Roda Viva”, cada jovem contou sua história de vida para a turma.
Este foi um momento muito importante para a integração do grupo, pois as histórias contadas pelos jovens traziam momentos de suas vidas, alegres, tristes, engraçados, e todos esses relatos fizeram com quê o grupo se aproximá-se um pouco, e também serviu para cada um conhecer um pouco da vida do outro.
Na segunda parte do encontro foi apresentada para os jovens a questão da “Cartografia”, depois de apresentar para os jovens o que é uma cartografia, foi pedido para os jovens se dividirem em grupos de acordo com o bairro onde mora, para conversarem sobre as suas relações com a rua e o bairro onde moram e assim construírem coletivamente um mapa (um grande quebra-cabeça) do bairro onde moram e quais os percursos feitos até chegar ao IPJ.
Assim finaliza a primeira semana do PJU 5ª no IPJ, um primeiro momento para apresentar um pouco do que será todo o PJU.
Um momento muito significativo, já que os jovens demonstraram muito interesse pelas propostas apresentadas, e muita disposição para as produções iniciais.

Vandei Oliveira
Educador, turma da tarde – PJU-IPJ.


Materiais e produções


Momento de leitura


Cartografia do Bairro

Nenhum comentário: