sexta-feira, 23 de abril de 2010

Mundo do trabalho:Escolha Profissional.


Para iniciar a discurssão sobre o mundo do trabalho ,com os jovens ,é preciso falar que toda produção existente na nossa sociedade,se deu por meio do trabalho,certo?

E dentro dessas construções ,foi surgindo profissões que respondem de forma qualificada um domínio em uma aréa específica.Agora ,será a escolha profissional uma das coisas mais importante da nossa juventude?
"Eu ainda não conseguir definir o que quero fazer no meu futuro próximo, mas sei que minha escolha vai ser importante pra minha vida"Devair;"Vai depender da nossa escolha de agora ,pra depois medir as consequências positivas e negativas no futuro"Cristhiane.Então,em grupo, chegamos a uma conclusão:nossa escolha profissional é uma das coisas mais importante da nossa vida:
È no trabalho que passamos um bom tempo da nossa vida;È por meio deste, que tiramos o nosso sustento...mas será que a nossa escolha profissional tem que ser guiado pelo o valor a ganhar?"O dinheiro é bom(muito bom rss...)mas temos que escolher ,pelo o gosto..."Jaíne;"Ser um pofissional hoje ,fazendo o que não gosta... acho ruim..."Leandro;"Mas é o seguinte ,temos que ver se a escolha é garantia de emprego ,senão vamos fazer algo que gostamos ,porém, desempregados"Wilson.
Mas as profissões que estão sendo mais solicitadas (procuradas)pelo mercado de trabalho no momento,será as mesma no futuro?Pode se dizer que sim ou não.Vai depender da oferta e procura,ou seja,se o mercado de trabalho está precisando de professor,e surgi muitos,isso significa que diminuirá a procura por este profissional .Sendo assim,torna-se dificil escolher somente por este criterio.E nem sempre determinamos a nossa escolha de forma opcional.Pois depende de quais recursos(financeiros e sociais)temos no momento.que possam possibilitar chances de alcançar o objetivo."Por isso que acho ,que nem tudo que queremos ,é possível de alcançar"Erica.Querer é algo importante,mas vai depender da suas condições,quanto maiores ,mais chances de sucesso terá!

Um comentário:

maria calixta disse...

Parabéns pelo maravilhoso trabalho.
Gosto muito de trabalhos que são desenvolvidos com jovens e para jovens, nós adultos e que temos alguma experiência de vida, temos a obrigação de passar aos jovens o que aprendemos de bom.

Conhecí, lá no jd Belcito o Projeto Anchita, um Prof de História nascido na Àfrica, que dá ofícinas de jardinagem no projeto.

Fiquei encantada, com a acolhida que recebí lá no projeto, o prof, não se apresentou como profêssor, descobri, pois prestei atenção em seu português, em linguagem culta e depois a coordenadora do projeto me disse que êle deu aulas 26 anos.

Recomendo uma visíta ao Projeto Anchita! Vá e sairá de lá com mais conhecimento e principalmente se voçê ama a natureza.
Parabéns e obrigada pelo espaço.