domingo, 1 de novembro de 2009

Semana de 20-21-22 de Outubro

Na terça-feira dia 20/10 a primeira atividade do dia foi a “Explorando a Exploração”, através do jogo dos sinais: ! (Interessante) - ? (Dúvida) – X (não gostou), a idéia foi discutir sobre a exploração no Banespão, levantando as questões relacionadas a cidade (sensações, tempo).
Os jovens falaram de suas sensações ao andarem no movimentado centro da cidade e também quais as suas sensações ao olharem a cidade do alto do prédio do Banespa.
Foi unânime a questão de ver a cidade de tão alto, os jovens comentaram que nunca haviam sonhado com essa oportunidade que o PJU proporcionou.
Em seguida, após uma pequena avaliação dos primeiros dias no PJU, foram feitos os combinados do grupo, pequenas regras para a boa convivência em grupo.
Depois de fazer os combinados, os jovens participaram de uma oficina de produção de livros artesanais, feito com papelão e customizado por eles.
Para essa oficina foram apresentados, como modelo, para os jovens alguns livros de Literatura Periférica que usam essa técnica de cadernos artesanais.
Os cadernos produzidos pelos jovens serão seus cadernos de anotações para registrar os encontros.
Nesse esse encontro foi o grupo recebeu mais duas integrantes, a Aline e a Paloma.
No encontro da quarta-feira, os jovens foram já incentivados a escreverem em seus cadernos para isso tiveram como parâmetro a crônica.
Foram apresentadas aos jovens duas crônicas, a primeira,“Aquele Casal” de Carlos Drummond de Andrade, foi apresentada através de um CD, do livro “Crônica na sala de aula – Itaú cultural” e a segunda, “Memórias de um mendigo” do escritor de Literatura Periférica Sacolinha, tirada do livro”85 Letras e um disparo”.
Assim eles ouviram a primeira crônica e em seguida em duplas, leram a segunda crônica e depois discutiram semelhanças entre as duas crônicas, levantando elementos típicos de uma crônica.
Para discussão sobre as crônicas foram apresentados minimamente para o jovens o que é uma crônica e quais os seus principais elementos e em seguida os jovens foram incentivados a escreverem em seus cadernos crônicas sobre a exploração que fizeram no centro da cidade.
Na quinta-feira dia 22/10 os jovens fizeram uma exploração no Pátio do Colégio.
A idéia da exploração foi colocar em pauta a questão da diversidade da cidade, de entender como e por quem a cidade foi construída, para a partir daí começar a discutir a diversidade de grupos que a cidade apresenta e como o jovem se vê dentro dela, também se organizando também em grupo.


Cadernos de anotações








Oficina de cadernos artesanais

Oficina de cadernos artesanais

Oficina de cadernos artesanais

Oficina de cadernos artesanais

Oficina de cadernos artesanais

Exploração Pátio do Colégio

Exploração Pátio do Colégio

Exploração Pátio do Colégio

Nenhum comentário: