sábado, 7 de agosto de 2010

Arte e Comunicação II - "Liberdade de Expessão?"

O que é ter liberdade de expressão???

Essa foi a questão levantada para discussão com os jovens da turma da tarde.
A idéia foi discutir qual a liberdade que os jovens tem hoje e como o jovem usa essa liberdade.
Em uma roda de conversa os jovens falaram sobre liberdade e o que podem fazer para fazer valer essa tal “liberdade de expressão”.
O objetivo foi motivar os jovens a usarem seus “Projetos Jovens” como espaços de liberdade de
expressão entre e para os jovens da comunidade.

Para essa motivação, os jovens assistiram o Filme “Batismo de Sangue” e na mesma semana fizeram uma exploração no Memorial da Resistência.
  • Filme Batismo de Sangue:


O filme, de Helvécio Ratton, é baseado no livro homônimo do Frei Betto (vencedor do Prêmio Jabuti) e conta a ação dos dominicanos junto à Ação Libertadora Nacional - ALN, movimento guerrilheiro comandado pelo Carlos Marighella.

Baseado em fatos reais, o filme conta a participação de frades dominicanos na luta clandestina contra a ditadura militar, no final dos anos 60. Movidos por ideais cristãos, eles decidem apoiar a luta armada, e são presos e torturados. Um deles, Frei Tito, é mandado para o exílio na França, onde, atormentado pelas imagens de seus carrascos, comete suicídio.
  • Memorial da Resistência:

O Memorial da Resistência de São Paulo é uma instituição dedicada à preservação das memórias da resistência e da repressão políticas por meio da musealização de parte do edifício que sediou o
Departamento Estadual de Ordem Política e Social do Estado de São Paulo – Deops/SP, entre os anos de 1940 a 1983.


Nenhum comentário: