sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Arte e Comunicação

Qual a comunicação que queremos?


Objetivo: Reconhecer e analisar criticamente mensagens transmitidas pela televisão e por outros meios de comunicação sobre a juventude.


Nesta atividade os jovens formaram grupos para:

1)Levantar quais os diferentes tipos de mídia que eles têm acesso.

2) Levantar quais os comerciais de tv ou anúncios de revistas e jornais que utilizam a imagem do jovem para vender produtos;

3) Levantar quais os programas de rádio e tv que são feitos para jovens;

4) Discutir a necessidade de uma mídia para jovens e sua responsabilidade social.


Depois do levantamento em grupo, os jovens discutiram a questão:


- Eu me identifico com a imagem do jovem que é passada nos programas de tv? Porque?

Segue algumas falas dos jovens, no trabalhado em grupo:


“A qualidade da comunicação hoje para uma grande unanimidade analisada é ótima, perfeita, porém, está fora da realidade de muitas comunidades, mostram sempre imagens perfeitas, deixando de lado a realidade de muitos jovens.”

“Usar a comunicação para incentivar a juventude a ir atrás de seus objetivos, mesmo não tendo condições ou oportunidade. Podemos iniciar um tipo de protesto, mostrando nas televisões do metrô, jornais ou comerciais de tv, usando meios gratuitos que esclareçam a nossa realidade, de que não existe igualdade no mundo. Vamos hoje tentar construir, junto com as crianças, um mundo melhor e assim seguir com nosso trabalho, sendo uma nova geração de jovens”


Logo após a discussão, os jovens assistiram a esse Vídeo.


Vídeo produzido pelo Intervozes Coletivo Brasil de Comunicação Social com o apoio da Fundação Friedrich Ebert Stiftung remonta o curta ILHA DAS FLORES de Jorge Furtado com a temática do direito à comunicação. A obra faz um retrato da concentração dos meios de comunicação existente no Brasil.

Vandei Oliveira
Educador - PJU-IPJ





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