domingo, 1 de novembro de 2009

Semana de 27-28-29 de Outubro

Nessa semana seguindo a questão norteadora “Diferenças e semelhanças na cidade e no grupo”, os jovens começaram a discutir o grupo, suas diferenças e semelhanças.
Pra levantar a questão da diversidade no grupo foi feita a atividade da “Linha de diferenças e semelhanças”, onde foi riscada uma linha no chão onde dividia o grupo em dois lados, assim toda vez que era falado uma característica específica, quem a possuísse dava um passo até a linha, dessa forma os jovens mostraram onde se assemelhavam e onde se diferenciavam no grupo.
Após a atividade da linha foi aberta uma conversa sobre a importância das diferenças e das semelhanças para formação de um grupo.
Também nesse dia foram feitas algumas dinâmicas de integração do grupo, visando uma maior aproximação do jovens.
Ao final das dinâmicas foi lido em conjunto a poesia “O estatuto do homem” do poeta Thiago de Melo.
Para fazer a discussão da exploração no pátio do colégio a turma foi dividida em quatro grupos, onde os jovens discutiram sobre suas impressões da exploração e o que mais lhe chamou atenção.
Depois cada grupo através de recortes de revistas apresentaram suas impressões da exploração montando um painel de imagens.
Após a montagem do painel foi aberta uma discussão sobre a exploração no Pátio do colégio onde os jovens trouxeram as questões discutidas nos grupos.
Para iniciar a discussão sobre grupo e sobre qual o objetivo de um grupo, os jovens fizeram um rápido levantamento de grupos que eles já participaram e quais as suas experiências no trabalho nesses grupo.
A maioria dos jovens já passou por grupos de jovens de Igreja (catequese), grêmios estudantis, grupos de dança e alguns já participaram de alguns programas sociais (C.J., Agente Jovem).
Assim, o próximo passo foi discutir qual o objetivo de um grupo e qual o objetivo do grupo do PJU.
Para isso a turma foi dividida em grupos e através de leitura e análise de textos que falavam de alguns grupos (Skinheads Neo-nazis), o grupo discutiu sobre a questão de existir jovens que se reúnem em grupos não somente para construir, mas para destruir e assim colocou-se em pauta o fato do PJU ser um grupo com o objetivo de construir e trabalhar em conjunto.
A semana foi finalizada com uma exploração no centro de São Paulo, visando observar quais os grupos que estão na cidade, quais as semelhanças e as diferenças com esses grupos.
Para essa exploração os jovens seguiram um roteiro onde passaram pela Praça da Sé, Vale do Anhangabaú, Praça Ramos, Galeria do Rock, Galeria Afro e Galeria Olido.
A exploração foi encerrada com uma aula de dança de salão na galeria Olido, onde os jovens entraram na dança e se envolveram com os outros alunos de dança, de idades e estilos diferentes.

Vandei Oliveira
Educador - PJU-IPJ


Atividade de aproximação do grupo - "O espelho"

Atividades de aproximação do grupo - "O espelho"

Produção com recortes de imagens, sobre a exploração no Pátio do Colégio



























3 comentários:

Wellington divino disse...

ADOREI O PASSEIO DE QUINTA-FEIRA..... PQ EU VI A CIDADE DE SÃO PAULO O CENTRO MAIS FOI MUITO ENGRAÇADO O PASSEIO..

Anônimo disse...

Que legal galera!

Sabem que na quinta feira passada encontrei o Pedrinho e a turma de Jurbanos na Praça da Sé. Foi bem legal!
E as fotos da exploração ao Centro desta postagem parecem bastante com as nossas! Que curios! As mesmas poses, quase nos mesmos monumentos! rsrsr... Dá pra pensar né!
Parabéns ao grupo! A experiência de vcs (Atividade do espelho, o encontro todo) estão me dando idéias!!!
Bjão
Magna Soares
Educadora Jd. Prainha - Zona Sul

Helena disse...

Aula de dança? Isso foi planejado? Que legal!!!
Cartografias... quero "curiá" essa produção quando der!!!

Até breve