segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Patrimônio Histórico e História do Bairro - I

Para discussão sobre Patrimônio Histórico nestas ultimas semanas, além da Exploração na Vila Operária Maria Zélia, foi desenvolvido com os jovens algumas atividades:
• Exibição do Filme Narradores de Javé;
• Produção de desenhos dos espaços do bairro mais marcantes na infância, sua relação com esse espaço na infância e hoje em dia;
• Fotos da infância;
• Apresentação do trabalho realizado na Casa da Dona Iá Ia.

Essas atividades ajudaram os jovens a refletirem sobre a importância da memória para a valorização da cidade, em específico o bairro.
Como produção foi solicitado aos jovens uma pesquisa sobre a história do bairro, foram dividido alguns grupos, onde cada grupo ficou responsável pro uma região (vila) do seu bairro.
O resultado da pesquisa foi apresentado de formas diversas: Slides de fotos, filmes, entrevistas, relatórios.
Segue abaixo algumas produções:



Um comentário:

Hélio Bertolucci Jr. disse...

Muito legal o blog e muito legal saber que jovens se interessam pela história da cidade de São Paulo. Não sou professor, nem engenheiro, nem arquiteto, mas adoro a arquitetura histórica da nossa cidade que está se perdendo pela especulação imobiliária e pela falta de incentivos para que se preserve tudo isso. Tem muita coisa bacana para conhecer, pelos bairros, no Centro, em Campos Eliseos, Bela Vista, Higienópolis, Bom Retiro, etc. Continuem amando, cuidando, preservando e admimirando esta cidade.